Luiz Henrique Xavier

Colaboradores


Project Description

Luiz Henrique Xavier é compositor, flautista e professor de teoria, análise e composição do Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas. Estudou na Aaron Copland School of Music, City University of New York, onde concluiu bacharelado e mestrado em composição. Dirige, desde 1992, o Estúdio Mandora, criando, produzindo e gravando trilhas musicais para filmes, vídeos, televisão, dança e instalações.

Entre seus principais trabalhos estão as trilhas para os longa-metragens: “Prova de Coragem”, dirigido por Roberto Gervitz (2015); “Hotel Atlãtico”, dirigido por Suzana Amaral.(2008); “Jogo Subterrâneo”, dirigido por Roberto Gervitz. (2004), prêmio de melhor Trilha no 27º Festival de Cinema Latino-Americano de Havana. Gravada em CD pelo sêlo Mandora. “Uma Vida em Segredo”, dirigido por Suzana Amaral.(2002); “Feliz Ano Velho”, dirigido por Roberto Gervitz. (1988), trilha premiada no Festival de Cinema de Gramado de 1988 e gravada em CD pelo sêlo CPC-UMES e “Braços Cruzados, Máquinas Paradas”, documentário de Sergio Toledo e Roberto Gervitz. (1978)

Na área da dança contemporânea, compôs as trilhas para“Ensaio sobre as pequenas distãncias” de Silvia Geraldi e Marisa Lambert (2013); “Requiem”, de Tereza Ranieri (2012); “Por que Lygia Clark?” video-dança de Ana Terra (2010); “Pessoa’s” de Carmen Morais (2004); “Prelúdio para Fragmentos Cênicos”, espetáculo dirigido por Mariana Muniz (2002); “Butterfly” de Sílvia Geraldi (2001); “Corpo Veste Cor” de Ana Terra (1997)

Realizou a música para duas séries de desenhos animados do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, produzido pela TV Cultura de São Paulo. (1993)

Em decorrência do seu trabalho com trilhas, ministrou cursos sobre a interação entre música e cinema, na Universidade de São Paulo, e entre música e dança na Universidade Anhembi-Morumbi e na Escola de Dança de São Paulo.

Cenas

Back to top