Curso intensivo de roteiro para cinema
Dias 26 e 27 de agosto
Sábado e domingo – das 10h às 18h
10 vagas
Conteúdo
O curso irá apresentar as diferentes ferramentas e caminhos para criação de personagens em uma obra cinematográfica de longa-metragem.
Organização da escrita – Criação e construção do personagens e suas relações – Tema como eixo narrativo – Conflito, trama e pontos de virada – Estrutura – Elementos da narrativa audiovisual – Método de análise de filmes – Formação do clássico e sua desconstrução – Apresentação dos atuais modelos de financiamento no Brasil — O roteiro de longa-metragem | forma e conteúdo.
Carga horária total: 16 horas – 2 encontros
Investimento: R$ 350,00
Desconto à vista: R$ 300,00
Ou parcelado:
2x de R$ 175,00
Mais informações: contato@ap43.com.br
ou pelos telefones (11)2308-0722 / (11) 96108-0777
André Meirelles Collazzi é mestre em Estudos Culturais pela USP – crítica da cultura – “A exclusão do roteiro no financiamento da cadeia produtiva do filme no Brasil”.
Cofundador do Grupo de Pesquisa em Cinema AP43; colaborador pedagógico das oficinas Kinoforum desde 2008 (professor de roteiro). Ministra cursos de roteiro na Pós-Graduação em Roteiro para Cinema e Televisão da FAAP. Sócio/diretor de criação da Prosperidade Content,empresa de conteúdo audiovisual www.prosperidadecontent.com.br . Autor dos longas-metragens Rendas (2009); Do Lado de Fora (2013) . Diretor e autor do longa-metragem Treze de Maio, 242 (2016) vencedor do PROAC 2015 de desenvolvimento – filme em fase de pré-produção. Codiretor e roteirista do curta-metragem Cylene – seleção oficial dos festivais de Huesca – 2016 (Espanha) e Kinoforum – 2016 (São Paulo).
Os trabalhos mais recentes na televisão foram: Parques SP (2013) FOX NatGeo, Mobylas (2014) History Channel, Hiperatletas (2016) e Brasil Ciência (2016) Discovery Channel. Atualmente coordena duas salas de criação: uma série de doc reality e uma série de ficção em 13 episódios.
Cronograma de aula:
Aula 1 – Organização da escrita – principais elementos narrativos.
Etapas de criação de um longa-metragem – do personagem a estrutura.
Exercícios de escrita. Análise de filmes.
Aula 2 – Criação de personagens, as diferentes abordagens e pontos de partida. Forma e conteúdo materializado em uma trajetória.
Exercícios práticos de escrita. Análise de filmes.
Documentos necessários para disputar as atuais linhas de financiamento do filme.
REFERÊNCIA BibliogrÁfica:
BENJAMIN, Walter. Magia Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e
história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.
EISENSTEIN, Sergei (1990). A Forma do Filme. Trad. de Teresa Ottoni. Rio
de Janeiro: Zahar.
EISENSTEIN, Sergei (1990). O Sentido do Filme. Trad. de Teresa Ottoni. Rio
de Janeiro: Zahar.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas, Papirus, 2007
MÁRQUEZ, Gabriel Garcia. Me Alugo para Sonhar. Niterói – RJ, Casa Jorge Editorial, 2004.
MCKEE, Robert. Story: Sustância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro: Curitiba, Arte e Letra, 2006
ROSENFELD, A. Cinema: Arte e Indústria. São Paulo: Editora Perspectiva. 2002
RABINGER, Michael. Developing Story Ideas. Boston: Focal Press. 2000
Szondi, Peter, Teoria do Drama Burguês. São Paulo: Cosac & Naify. 2004
Szondi, Peter, Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac & Naify. 2001
WILLIAMS, R. Cultura e Sociedade: de Coleridge a Orwell. Rio de Janeiro: Editora
Vozes, 2011
Filmografia:
Psicose (1960) – Alfred Hitchcock
O Desprezo (1962) – Jean-Luc Godard
Moloch (2001) de Alexander Sokurov.
Serras da Desordem (2006) – Andrea Tonacci
Irina Palm (2008) – Sam Garbarski
TABU (2013) – Miguel Gomes