CURSO INTESIVO DE ROTEIRO PARA CINEMA – AP43

maxresdefault

Dias 29 e 30 de julho

Sábado e domingo – das 10h às 18h

10 vagas

 

Conteúdo

O curso irá apresentar as diferentes ferramentas e caminhos para criação de personagens em uma obra cinematográfica de longa-metragem.

 

Organização da escrita – Criação e construção do personagens e suas relações – Tema como eixo narrativo – Conflito, trama e pontos de virada – Estrutura – Elementos da narrativa audiovisual – Método de análise de filmes – Formação do clássico e sua desconstrução – Apresentação dos atuais modelos de financiamento no Brasil — O roteiro de longa-metragem | forma e conteúdo.

 

Carga horária total: 16 horas – 2 encontros

Investimento: R$ 350,00

Desconto à vista: R$ 300,00

Ou parcelado:

2x de R$ 175,00

Mais informações: contato@ap43.com.br
ou pelos telefones (11)2308-0722 / (11) 96108-0777

15037306_10209658295432979_514222639498798044_n

André Meirelles Collazzi é mestre em Estudos Culturais pela USP – crítica da cultura – “A exclusão do roteiro no financiamento da cadeia produtiva do filme no Brasil”.

Cofundador do Grupo de Pesquisa em Cinema AP43; colaborador pedagógico das oficinas Kinoforum desde 2008 (professor de roteiro). Ministra cursos de roteiro na Pós-Graduação em Roteiro para Cinema e Televisão da FAAP. Sócio/diretor de criação da Prosperidade Content, empresa de conteúdo audiovisual www.prosperidadecontent.com.br . Autor dos longas-metragens Rendas (2009); Do Lado de Fora (2013) . Diretor e autor do longa-metragem Treze de Maio, 242 (2016) vencedor do PROAC 2015 de desenvolvimento – filme em fase de pré-produção. Codiretor e roteirista do curta-metragem Cylene – seleção oficial dos festivais de Huesca – 2016 (Espanha) e Kinoforum – 2016 (São Paulo).

Os trabalhos mais recentes na televisão foram: Parques SP (2013) FOX NatGeo, Mobylas (2014) History Channel, Hiperatletas (2016) e Brasil Ciência (2016) Discovery Channel. Atualmente coordena duas salas de criação: uma série de doc reality e uma série de ficção em 13 episódios.

 

Cronograma de aula:

 

Aula 1 – Organização da escrita – principais elementos narrativos.

Etapas de criação de um longa-metragem – do personagem a estrutura.

Exercícios de escrita. Análise de filmes.

Aula 2 – Criação de personagens, as diferentes abordagens e pontos de partida. Forma e conteúdo materializado em uma trajetória.

Exercícios práticos de escrita. Análise de filmes.

Documentos necessários para disputar as atuais linhas de financiamento do filme.

 

REFERÊNCIA BibliogrÁfica:

 

BENJAMIN, Walter. Magia Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e

história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

EISENSTEIN, Sergei (1990). A Forma do Filme. Trad. de Teresa Ottoni. Rio

de Janeiro: Zahar.

EISENSTEIN, Sergei (1990). O Sentido do Filme. Trad. de Teresa Ottoni. Rio

de Janeiro: Zahar.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas, Papirus, 2007

MÁRQUEZ, Gabriel Garcia. Me Alugo para Sonhar. Niterói – RJ, Casa Jorge Editorial, 2004.

MCKEE, Robert. Story: Sustância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro: Curitiba, Arte e Letra, 2006

ROSENFELD, A. Cinema: Arte e Indústria. São Paulo: Editora Perspectiva. 2002

RABINGER, Michael. Developing Story Ideas. Boston: Focal Press. 2000

Szondi, Peter, Teoria do Drama Burguês. São Paulo: Cosac & Naify. 2004

Szondi, Peter, Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac & Naify. 2001

WILLIAMS, R. Cultura e Sociedade: de Coleridge a Orwell. Rio de Janeiro: Editora

Vozes, 2011

 

Filmografia:

Psicose (1960) – Alfred Hitchcock

O Desprezo (1962) – Jean-Luc Godard

Moloch (2001) de Alexander Sokurov.

Serras da Desordem (2006) – Andrea Tonacci

Irina Palm (2008) – Sam Garbarski

TABU (2013) – Miguel Gomes

Compartilhar: