ESCRITA AUDIOVISUAL com André Meirelles Collazzi

O curso irá abordar os principais conceitos da escrita audiovisual. Com aulas práticas, teóricas e de análise de estrutura e orientação de projetos, o participante terá contato com o processo de criação de um longa-metragem e de uma série de ficção. Cada participante poderá, ao longo dos encontros, desenvolver sua ideia (roteiro cinematográfico ou uma bíblia de série de televisão).

 

De 15 de março a 05 de Julho de 2017

quarta-feira das 19h30 às 22h30

10 vagas

 

Conteúdo:

Organização da escrita – Criação e construção do personagens e suas relações – Tema como eixo narrativo – Conflito, trama e pontos de virada – Arco e estrutura – Elementos da narrativa audiovisual – Método de análise de filmes e séries – Formação do clássico e sua desconstrução – Diferenças e similaridades no processo de escrita de um longa-metragem e de uma série de ficção – Análise e apresentação dos atuais modelos de financiamento no Brasil – Orientação dos projetos.

 

Carga horária total: 51 horas -17 encontros

Investimento: R$ 2000,00

Desconto à vista: R$ 1700,00 (desconto de 15%)

 

Ou parcelado:

2x de 950,00 (desconto de 5%)

4x de R$ 500,00

6 x de 333,00

 

collazzi1André Meirelles Collazzi é mestre em Estudos Culturais pela USP – crítica da cultura – “A exclusão do roteiro no financiamento da cadeia produtiva do filme no Brasil”.

Cofundador do Grupo de Pesquisa em Cinema AP43; colaborador pedagógico das oficinas Kinoforum desde 2008 (professor de roteiro). Ministra cursos de roteiro na Pós-Graduação em Roteiro para Cinema e Televisão da FAAP. Sócio/diretor de criação da Prosperidade Content, empresa de conteúdo audiovisual www.prosperidadecontent.com.br . Autor dos longas-metragens Rendas (2009); Do Lado de Fora (2013) . Diretor e autor do longa-metragem Treze de Maio, 242 (2016) vencedor do PROAC 2015 de desenvolvimento – filme em fase de pré-produção. Codiretor e roteirista do curta-metragem Cylene – seleção oficial dos festivais de Huesca – 2016 (Espanha) e Kinoforum – 2016 (São Paulo).

Os trabalhos mais recentes na televisão foram: Parques SP (2013) FOX NatGeo, Mobylas (2014) History Channel, Hiperatletas (2016) e Brasil Ciência (2016) Discovery Channel. Atualmente coordena duas salas de criação: uma série de doc reality e uma série de ficção em 13 episódios.

 

Cronograma de aula:

 

Aula 1 – Organização da escrita – principais elementos narrativos

Aula 2 – A formação do clássico (literatura, teatro e o cinema)

Aula 3 – Metodologia de análise de filmes e séries: Alfred Hitchcock (Psicose – 1960)

Aula 4 – Nouvelle Vague e a desconstrução do cinema clássico francês

Metodologia de análise de filmes e séries: O Desprezo (1962) Jean-Luc Godard.

Aula 5 – Criação de personagens e suas malhas de relação – (Exercícios de escrita)

Aula 6 – Qualidade da escrita do argumento (série e longa-metragem) – (Exercícios de escrita)

Aula 7 – O processo de montagem do cinema russo e a escrita audiovisual

Metodologia de análise de filmes e séries: Narrativa e ponto de vista em “Câmera Olho” (1924) Dziga Vertov. Narrativa e ponto de vista em “Moloch” (2001) Alexander Sokurov.

Aula 8 – Qualidade narrativa da escaleta – (Exercícios de escrita)

Aula 9 – Hibridismo de linguagens: documentário, Ficção e suas relações

Metodologia de análise de filmes e séries: Making a Murderer (2015) episódio 1 – Laura Ricciardi e Moira Demos | Serras da Desordem (2006) – Andrea Tonacci

Aula 10 – Diálogo e estilo – Metodologia de análise de filmes e séries: O Poderoso Chefão (1972) – Francis Ford Coppola | Enter The Void (2009) Gaspar Noé | Cães de Aluguel (1992) Quentin Tarantino |

Aula 11 – Diálogo e estilo – (Exercícios de escrita)

Aula 12 – Estruturação da bíblia e do arco da série ou o arco do filme

Aula 13 – Análise individual dos projetos: roteiros e bíblias. Participação de todos.

Aula 14 – Análise individual dos projetos: roteiros e bíblias. Participação de todos.

Aula 15 – Análise individual dos projetos: roteiros e bíblias. Participação de todos. Orientação para defesa do projeto.

Aula 16 – Orientação para defesa do projeto. Modelos de financiamento e editais.

Aula 17 – Defesa dos projetos (10 minutos para cada defesa). Orientações.

 

Bibliografia Básica:

BAECQUE, Antoine de. Cinefilia: Invenção de um olhar, história de uma cultura.

São Paulo: Cosac Naify, 2010

BENJAMIN, Walter. Magia Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e

história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1996.

EISENSTEIN, Sergei (1990). A Forma do Filme. Trad. de Teresa Ottoni. Rio

de Janeiro: Zahar.

EISENSTEIN, Sergei (1990). O Sentido do Filme. Trad. de Teresa Ottoni. Rio

de Janeiro: Zahar.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas, Papirus, 2007

MACHADO Jr., Rubens. Clássico, Anticlássico e Quase Clássico: aspirações,

invenções e tradições do cinema brasileiro. In: Uma História do Cinema na

Cinemateca Brasileira, Módulo 27. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 26 de abril a

14 de junho de 2011. Disponível em: http://www.cinemateca.com.br/. Acessado em:

24 de maio de 2011.

MACHADO Jr., Rubens. O Pátio e o cinema experimental no Brasil: apontamentos

para uma história das vanguardas cinematográficas. In: CASTELO BRANCO, Edwar

de Alencar. História, cinema e outras imagens juvenis. Teresina: EDUFPI, 2009,

212 p. (ISBN 978-85-7463-272-8)]

MÁRQUEZ, Gabriel Garcia. Me Alugo para Sonhar. Niterói – RJ, Casa Jorge Editorial, 2004.

MCKEE, Robert. Story: Sustância, Estrutura, Estilo e os Princípios da Escrita de Roteiro: Curitiba, Arte e Letra, 2006

TRUFFAUT, François. Hitchtcock Truffaut. São Paulo, Companhia das Letras, 2004

ROSENFELD, A. Cinema: Arte e Indústria. São Paulo: Editora Perspectiva. 2002

RABINGER, Michael. Developing Story Ideas. Boston: Focal Press. 2000

Szondi, Peter, Teoria do Drama Burguês. São Paulo: Cosac & Naify. 2004

Szondi, Peter, Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac & Naify. 2001

XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005

WILLIAMS, R. Cultura e Sociedade: de Coleridge a Orwell. Rio de Janeiro: Editora

Vozes, 2011

 

Filmografia Básica:

Psicose (1960) – Alfred Hitchcock

O Poderoso Chefão parte I (1972) – Francis Ford Coppola

O Desprezo (1962) – Jean-Luc Godard

Moloch (2001) de Alexander Sokurov.

Serras da Desordem (2006) – Andrea Tonacci

Making a Murderer (2015) episódio 1 – Laura Ricciardi e Moira Demos

 

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