Laboratório de criação do roteiro cinematográfico

Laboratório de criação do roteiro cinematográfico

 

Coordenação: André Meirelles Collazzo

 

De 7 de abril a 15 de dezembro de 2020

Terças-feiras – das 19h às 22h

10 vagas + 2 bolsas integrais.

As bolsas passarão por um processo de análise e seleção. Interessados encaminhar para o e-mail contato@ap43.com.br assunto: Bolsa LAB Roteiro

O ato de escrever é um ato de negociação criativa, quem escreve está fazendo escolhas a cada palavra, a cada pontuação. Entender e dominar o suporte ao qual está inserido é fundamental para dar vida a linguagem fílmica, e o roteiro, é o primeiro passo de todos, é a base da criação —, aquilo que guia.

O laboratório é um espaço onde a teoria é aplicada na prática, na elaboração do roteiro do filme. Dessa forma, cada participante poderá mobilizar os conceitos teóricos apresentados nos encontros a partir de suas necessidades criativas e objetivos do filme/roteiro. Sob a orientação do roteirista, diretor e professor do curso de Pós Graduação em Roteiro Audiovisual da FAAP, André Meirelles Collazzo, o laboratório também conta com a colaboração de profissionais e artistas renomados em suas áreas: Aleksei Abib (roteirista e consultor de roteiro), José Fernando Peixoto Azevedo (dramaturgo, diretor e professor da Escola de Arte Dramática EAD | ECA | USP), Nara Sakarê ( diretora, preparadora de elenco e criadora do AP43), Junia Lemos (roteirista e advogada especialista em direitos autorais), Vana Medeiros (roteirista, dramaturga e criadora do Série Lab e do grupo Malditos Dramaturgos), Luana Furquim (produtora executiva e sócia da Prosperidade Content).

Para participar:

Cada participante deve ter uma ideia/sinopse para ser desenvolvida ao longo dos encontros. O objetivo do laboratório é a criação do primeiro tratamento do roteiro de longa-metragem.

Conteúdo:

Nos encontros teóricos os principais conceitos da escrita serão apresentados:

Organização e planejamento da escrita, condução da trama, análise dramatúrgica, a criação do personagem (intelectual e dramático). Tema como

eixo narrativo, desenvolvimento de conflitos, trama e pontos de virada. Elementos dramáticos e suas relações. Conceitos para a criação da logline, sinopse e argumento. Teorias e análises para entender os caminhos da criação do diálogo e a condução dos personagens pela fala e pelo silêncio. Introdução ao pensamento clássico e sua desconstrução no cinema.

Método de análise de filmes.

O laboratório promoverá um panorama geral e aprofundado das principais teorias da escrita audiovisual.

Além dos conceitos de escrita, o laboratório apresenta os principais períodos do cinema e suas contribuições para o pensamento e a inovação estética: a formação do clássico, o cinema russo, a Nouvelle Vague  e o cinema Novo, além do Novíssimo Cinema Brasileiro. Esses movimentos artísticos e/ou períodos são fundamentais para entender a relação entre forma e conteúdo no cinema.

Carga horária total: 99 horas – 33 encontros

Investimento mensal: 9x de R$ 750,00

Desconto à vista: R$ 5550,00

Desconto parcelado até final de fevereiro:

10x de R$ 635,00

Mais informações: contato@ap43.com.br
ou pelo telefone (11) 96108-0777

 

André Meirelles Collazzo

 

Mestre pelo Departamento de Estudos Culturais da Universidade de São Paulo – EACH/USP – Crítica da Cultura. Professor de roteiro cinematográfico e colaborador pedagógico das oficinas Kinoforum (desde 2010). Professor de linguagem cinematográfica no curso de pós graduação em Roteiro para Cinema e Televisão da FAAP (desde 2016). Sócio e diretor de conteúdo da Prosperidade Content. Co-criador do Grupo de Pesquisa em Cinema AP43 (www.ap43.com.br)

Diretor e roteirista do longa-metragem HELEN, em fase de distribuição. O argumento (sob o nome de “Treze de Maio 242”) foi contemplado pelo edital PROAC de Desenvolvimento 2015; o roteiro foi selecionado no Prodecine 2017; e ficou entre os 10 finalistas no Guiões – festival de roteiro em língua portuguesa – Lisboa 2017. O primeiro corte do filme foi selecionado no Cine en Construcción 35 Toulouse, na França. Filme terá sua estreia na França em março de 2020 no Cinelatino Toulouse na mostra oficial competitiva. Lançamento em salas comerciais no Brasil está programado para o final do primeiro semestre de 2020. Autor e diretor do curta-metragem FÉRIAS (2019), seleção oficial da 23° Mostra de Cinema de Tiradentes 2020.

Roteirista e diretor do curta metragem de ficção, CYLENE (2015), selecionado pelos Festivais: Festival Inernacional de Huesca e Mostra Internacional de Cinema Kinoforum e Guarnicê. O filme participou do Short Corner Cannes.

Autor do longa-metragem Do lado de fora, vencedor do fomento ao cinema paulista 2011 e do longa-metragem Rendas, vencedor do Prêmio Catarinense de cinema (2009).

Foi roteirista da TV Cultura (Departamento de educação), onde escreveu diversos programas.

Na série Parques de São Paulo (exibida no National Geographic Channel Brasil nos meses de janeiro a março de 2014), assumiu a coordenação, a pesquisa e a criação do formato da série. Na série Mobilas foi roteirista da série de 13 episódios (exibido em 2015) no History Channel.

Criador e coordenador de roteiro das séries produzidas pela Prosperidade Content: FRONTEIRAS DO PENSAMENTO (2018/2019, TV Cultura), NO MAR (2018, NatGeo), MENTES (2018, NatGeo),  SHOW DO MEI (2017/2018, Band TV), HIPERATLETAS (2016, Discovery Channel) e Brasil Ciência (2016, Discovery Channel).

 

Convidados

 

Nara Sakarê

 

Idealizadora e diretora do AP43, grupo de pesquisa em cinema com foco no trabalho do ator. Iniciou sua carreira no cinema nos filmes Cidade de Deus de Fernando Meirelles e Desmundo de Alain Fresnot.

Preparação das séries  Natureza Morta de Flavio Frederico;  Rotas do Ódio de Susanna Lira (canal Universal Channel); Assédio de Amora Mautner (Rede Globo) e Insânia de Gustavo Bonafé (Fox).

Preparou os longas-metragens Helen (2020) de André Meirelles Collazzo; Uma Noite não é Nada de Alain Fresnot; O Pai da Rita de Joel Zito Araujo; Assalto na Paulista de Flavio Frederico e Prova de Coragem de Roberto Gervitz.

É consultora de direção de atores nas Oficinas do Kinoforum e do Núcleo Experimental de Cinema do Mis.

 

Aleksei Abib

 

Aleksei Abib é roteirista, script-doctor e diretor. Entre seus principais trabalhos, assina os roteiros de “A Via Láctea”, de Lina Chamie (46ª. Semaine Internationale de la Critique, Festival de Cinema de Cannes); do documentário “O Último Kwarup Branco”, de Bhig Villas Bôas (Menção Honrosa no DOCSDF – Festival Internacional de Documentários da Cidade do México; e da novela “Água na Boca”, da Band. Em anos recentes, tornou-se um dos consultores de roteiro mais requisitados do pais, onde contam, entre outros, o script-doctor de “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao OSCAR, 2015; Melhor Documentário, 35º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, Havana, 2013); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme, Festival do Rio, 2013; “Cine Construcción; Festival de San Sebastian e Biarritz, Havana, Toulouse, 2013); “O Último Cine Drive-In”, de Iberê Carvalho  (Prêmio da Critica, Festival de Gramado, 2015), o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart; o telefilme “Amor ao Quadrado”, da Rede Globo , 2017, e o ainda inédito “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, entre vários outros filmes.

Foi consultor nas edições de 2009 a 2013 do Laboratório de Roteiros do Sesc (antigo Sundance), analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid, 2000, e instrutor de roteiros para a Rede Globo no programa “Profissão Repórter”, do jornalista Caco Barcellos. É um dos autores do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão. Escreveu séries documentais, ficcionais  e telefilmes, para os canais CNT, RBS, FUTURA, CULTURA. Foi professor convidado da cátedra de roteiro da EICTV,  em San Antonio de los Baños, Cuba, em 2017 e 2018. É o único consultor presente em todas as edições do PanLab, Laboratório de Roteiro do Panorama  Internacional Coisa de Cinema, e atualmente é Coordenador do NETLAB. É um dos três consultores nacionais do PROJETO PARADISO.

O curta-metragem “Brasil Maravilha” , sua estreia na direção, foi exibido em mais de quarenta países, incluindo o International Short Film Festival Berlin (Interfilms), 1999; e o International Film Festival Rotterdam (IFFR), 2000. “O Taxi de Escher”, seu segundo curta-metragem como diretor (dirigido em colaboração com Flavio Botelho) venceu o prêmio aquisição do Canal Curta! e Porta Curtas na 25° Festival Internacional de Curta-metragens de São Paulo, 2014; Melhor Edição (Festa Film – Montpellier, França, 2014)/Indian Cine Film Festival 14, Mumbai, India), e foi escolhido como filme de abertura do Miami Short Film Festival (MsFF), Miami, Eua, 2014.

Seu projeto mais recente é o longa documental  em finalizacão, “An Unsung Soldier”, do qual assina o roteiro, e co-direção ao lado da diretora Carol Telles.

 

José Fernando Peixoto Azevedo

 

Diretor, dramaturgo, pesquisador. Graduado e doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com tese sobre o teatro de Bertolt Brecht; também estudou cinema na FAAP. Professor e atualmente diretor da Escola de Arte Dramática (EAD), professor também do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e na graduação do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão – da Escola de Comunicações e Artes da USP. Entre seus mais recentes trabalhos em teatro estão As Mãos Sujas; História Natural do Amor (2019), Navalha na carne negra (2018) e Trauminhalt.Manifest (Munique/Alemanha, 2017). Um dos fundadores do Teatro dos Narradores (1997-2016), com quem dirigiu, entre outros espetáculos, Cidade vodu (2016), Cidade fim, cidade coro, cidade reverso (2011) e Cidade Desmanche (2009);  colabora com grupos como Os Crespos, para quem escreveu Cartas a Madame Satã ou me desespero sem notícias suas (2014), além de dirigir e fazer a dramaturgia de Além do Ponto (2011) e Ensaio sobre Carolina (2007). Está em processo de finalização dos filmes de longa-metragem Também é sobre isto e Para os que não verão este filme. Dentre suas publicações destacam-se Eu, um crioulo, na coleção Pandemia da editora n-1 (2018); a co-organização e colaboração do livro de entrevistas e ensaios,  Maratona de Dramaturgia (SESC/Cobogó); a participação na coletânea Dramaturgia Negra pelas edições Funarte (2019) e Próximo ato: teatro de grupo, lançado pelo Itaú Cultural (2011). Atua ainda em curadorias como, por exemplo, Encontros Próximo Ato (2006-2009) para o Instituto Itaú Cultural; Festival Internacional de Rio Preto (2011); os seminários “Sobre o não dito” (2017) e “Fórum Descolonização” (2019) no contexto da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e “Produzir encruzilhadas” no contexto do FIT Rio Preto (2019).

 

Junia Lemos

 

Junia Lemos é advogada formada pela Faculdade de Direito da USP, roteirista pós-graduada na FAAP e atriz formada pelo Indac. Desde sua graduação, trabalha com Produção Audiovisual, se especializando em elaboração de projetos para editais, contratos e diálogo com o poder público. É advogada associada ao escritório BSA Advogados, no qual atua com assessoria jurídica em produções audiovisuais, e é professora do curso de Produção Executiva do Instituto de Cinema desde 2017.

 

Vana Medeiros

 

Vana Medeiros é dramaturga e roteirista, autora de diversas peças em SP, criadora do grupo Malditos Dramaturgos! e do Serie_Lab Festival, primeiro encontro de criadores de séries do Brasil. Assina o roteiro do curta Polaris, desenvolvido em co-produção Brasil/Suécia em 2018, e do longa Mulher Oceano/Ocean Girl, co-escrito e dirigido por Djin Sganzerla, e filmado entre Rio de Janeiro e Tóquio em 2019. É professora de dramaturgia na AIC e autora do livro Guia das Séries, lançado pela editora Évora. Representou o Brasil ainda na conferência Women Playwrights International (Chile, 2018) e no Corredor Latino-Americano de Teatro (México, 2017).

 

Luana Furquim

 

Profissional com 12 anos de experiência em administração de empresas, elaboração e coordenação de projetos, agenciamento e produção executiva na área audiovisual. Sócia administrativa da Prosperidade Comunicação e Filmes, recentemente produziu as séries documentais: Destino BR (TV Cultura), Fronteiras do Pensamento, (TV Cultura),  Show do Mei (BAND), Mentes (FOX/NatGeo) No Mar (FOX/NatGeo), Brasil Ciência e Hiperatletas (Discovery Channel) e Parques São (FOX/NatGeo) e o longa-metragem de ficção: HELEN selecionado para no Festival de Toulouse/França.

 

Compartilhar: