Lais Bodanski vence Festival de Gramado e fala sobre a mulher no cinema

Em seu discurso no Festival de Cinema de Gramado, no último fim de semana, Laís Bodanzky enalteceu a ação das mulheres no cinema brasileiro. Seu longa-metragem Como nossos pais, que entra em cartaz nesta quinta-feira (31), recebeu seis prêmios no festival, dentre eles o de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz para Maria Ribeiro.

Em sua fala, Laís ressaltou a importância da participação feminina: “Essa é a grande revolução. Vamos fazer mais filmes pelo ponto de vista das mulheres. Eu tenho muito orgulho de estar aqui como cineasta, como mulher do cinema brasileiro, porque sei que eu represento e estimulo muitas outras que estão vindo aí. Na pesquisa da Ancine consta que 0% de mulheres negras estiveram no roteiro dos filmes lançados. Essa é nossa nova fronteira: vamos descobrir e nos alimentar das histórias incríveis que elas vão contar. Elas estão na sociedade, estão nos curtas-metragens e estão chegando aí“.

A pesquisa Participação Feminina na Produção Audiovisual Brasileira, elaborada pela Ancine, aponta que, dos filmes nacionais lançados em 2016, 17% tinham mulheres na direção, 21% no roteiro e 8% na direção de fotografia. Outras funções, tradicionalmente concebidas como “femininas”, apresentam maior participação de mulheres: 41% tinham produtoras executivas, e 58% diretoras de arte.

Dos 29 filmes lançados em 2016 dirigidos por mulheres, ainda, 14 foram documentários, produções que, na maior parte das vezes, custam menos.

Compartilhar: